Atendimento

Atendimento ao Cliente

Muitas pessoas têm em mente que um atendimento bem feito é a chave do sucesso para melhorar o caminho do seu funil de vendas. Mas será que isso é uma verdade absoluta? O que seria esse bom atendimento? Vamos responder essas perguntas com calma, mas esclarecendo para você aspectos importantes sobre o assunto atendimento ao cliente.

Respondendo à primeira pergunta, sim, sem dúvida um bom atendimento é fundamental, não só para gerar lucro para um negócio, mas principalmente, para fidelizar um cliente. Atualmente vender apenas um produto não é mais suficiente, hoje em dia o desejável é que esse cliente passe a ser um consumidor fiel, a ponto de virar defensor da marca, como explicado por Kotler (2017, p. 112), em sua obra Marketing 4.0.

Devemos lembrar que com o advento da internet, o consumidor passou a ser muito mais bem informado e exigente, portanto, frases como “o meu produto é o melhor do mercado”, ou “não perca essa promoção”, gritadas aos quatro ventos, não são mais suficientes para convencer ninguém de nada.

Fidelizar é muito mais barato que conquistar, por isso a importância de se conseguir isso. Além de você conquistar um cliente que vai consumir seu produto frequentemente, ele vai divulgar da melhor forma sua marca para outras pessoas. O cliente passa a ser um promotor gratuito e isso é muito valioso para qualquer empreendimento.

Porém nada disso acontece por acaso! Aquela visão romântica do vendedor com uma boa lábia, que envolve qualquer pessoa e a faz comprar o que ele quiser, ficou no passado. É claro que a habilidade empática de uma pessoa vai ajudar na hora de atender um cliente e executar uma venda, mas isso deve vir acompanhado de muito treinamento e conhecimento de mercado por parte do promotor.

Como foi apresentado por nossa consultora Maristela Soares no vídeo de relacionamento com clientes, a dedicação, envolvimento e conhecimento profissional, vão ajudar os vendedores a obter sucesso em suas empreitadas.

Assim sendo, lembre-se sempre de que atendimento bem feito vem sempre precedido de técnica, profissionalismo e muita dedicação.

Boas Vendas!

Leonardo Araújo
Gestor de Marketing

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